Sábado, 12 de Maio de 2007

Agamémnon

   Agamémnon era rei de Argos e de Micenas, filho de Atreu, neto de Pélopes e irmão de Menelau.

   Foi o supremo chefe da guerra de Tróia, comandante do exército Aqueu. Era arrogante e muito egoísta, a sua maior fraqueza era a sua arrogância vaidosa. Como a Aquiles, a Agamémnon faltava-lhe prudência e ponderação.

  O pai de Agamémnon, foi assassinado por Egisto, pois o pai de Egisto recebeu um prato com membros da família dele pelo seu próprio irmão, o pai de Agamémnon por causa de brigas familiares. Egisto ao matá-lo, apoderou-se do trono de Atreu e governou juntamente com o seu pai. Durante este período, Agamémnon e Menelau procuraram refúgio em Esparta. Casaram-se com as princesas Clitemnestra e Helena. Agamémnon expulsou Egisto e Tiestes para recuperar o reino do seu pai. Alargou os seus domínios pela conquista, e tornou-se o príncipe mais poderoso da Grécia.

   Agamémnon e Clitemnestra tiveram cinco filhos: quatro filhas, Ifigénia, Electra, Crisótemis e Ifianissa e um filho, Orestes.

   Ifigénia, (a filha mais velha de Agamémnon) foi sacrificada, quando o exército ia para Tróia, Artemisa, deusa da caça estava zangada com Agamémnon, pois este tinha morto um animal muito importante para ela, fez com que não houvesse vento e Agamémnon teve de a matar, no entanto ela foi salva pela Deusa, que a fez sacerdotisa.

   Em Tróia, Agamémnon lutou e realizou muitos feitos heróicos. Após a tomada de Tróia, Cassandra, princesa de Tróia e profetisa condenada, caiu-lhe na sorte na distribuição dos espólios de guerra.

O regresso de Agamémnon, após uma viagem violenta com Cassandra, acabara por ir dar ao país de Egisto. Egisto, que durante esse tempo seduzira Clitemnestra, convidou Agamémnon para um banquete, onde este foi traiçoeiramente morto. Agamémnon foi assassinado pela esposa sozinho no banho, as razões desta foi de ele ter matado a sua filha Ifigénia, o seu primeiro marido e os seus filhos. Clitemnestra também matou Cassandra pelos seus ciúmes. Egisto e Clitemnestra governaram o reino de Agamémnon durante um tempo, mas o assassínio de Agamémnon acabou por ser vingado pelo seu filho Orestes (possivelmente com a ajuda de Electra). Clitemnestra e Egisto maltrataram Electra toda a vida, pelo contrário, Orestes fora mandado por sua irmã para longe da mãe para sua segurança. Quando este se tornou adulto voltou a casa secretamente e matou a sua mãe e Egisto.

Mais tarde, Orestes, irmão de Ifigênia, reencontrou-a em Táurida, e levou-a para Micenas de volta.

 

 

Joana Ramos

 

publicado por ML às 23:00
link do post | comentar | favorito
Blog criado para o 7ºC
Trabalho de pesquisa e tratamento de texto 
Os Deuses e heróis na obra Odisseia de Homero

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Cila e Glauco

. Zeus

. Sereias

. Calipso

. Hércules

. Agamémnon

. Ájax

. Atena

. Tirésias

.arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

.tags

. todas as tags

.Imagens

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds